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Sinais e Imagens Digitais
Sinais e Imagens Digitais

Sinais e Imagens Digitais

O mundo real é composto por sinais contínuos. Pela própria natureza do computador, este tipo de sinal não se mostra eficiente, surgindo a necessidade de ser convertido em digital. Esta solução exige cuidados especiais para que a perda de informação, quase inevitável, seja bem contornada, de forma a reduzir o efeito conhecido como alias.

CONTÌNUO => DISCRETA

 

O QUE É UM SINAL?

Sinal pode ser definido como uma função que transporta informação, geralmente sobre o estado ou comportamento de um sistema físico. Matematicamente, é definido como uma função de uma ou mais variáveis independentes, que possui valores dentro de algum padrão de variação.

1) Sinais Contínuos: Também chamados sinais analógicos, encontram-se presentes na natureza na forma de luz, som, etc. Não possuem uma aplicação prática em computação, pois como sua representação é dada por infinitas amostras, torna qualquer processo computacional inviável.

2) Sinais Discretos (Amostrados): Ao contrário dos sinais contínuos, estes são representados matematicamente como uma seqüência finita de números, denotada da forma x[n], onde n é definido somente para valores inteiros e representa o n-ésino elemento da seqüência. Esta representação possui uma fácil implementação em computadores digitais com uso de matrizes multidimensionais e por isso, é a forma como os sinais são tratados por processos computacionais.

sinais

 

Modelos de Reflexão e Iluminação

1) Luz refletida: proveniente de outros objetos ou resultado da iluminação ambiente. Pode ser tanto especular (direcional) quanto difusa (em todas as direções);
2) Luz espalhada: se o objeto for transparente, parte da luz que ele absorve é distribuída ao ambiente e age como se o objeto tivesse luz própria;
3) Luz absorvida: luz que o objeto absorve. Ocorre principalmente em objetos opacos;
4) Luz transmitida: proveniente de refrações internas do objeto, no caso de transparência.

 

Ambas reflexão e iluminação estão diretamente relacionados, pois somente irá ocorrer uma reflexão se houver um feixe de luz incidindo sobre o objeto e a iluminação somente terá significado se for considerado o feixe refletido em direção ao observador.

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Luz Ambiente: Qualquer objeto em um ambiente não escuro pode ser visualizado, mesmo que não exista a incidência direta de luz sobre ele. A iluminação gerada pela reflexão dos objetos da cena caracteriza a iluminação ambiente. Esta iluminação não tem direção. A quantidade de luz incidente em cada objeto, independente de posição ou orientação.

Reflexão Difusa: A reflexão difusa ocorre quando a luz incide numa superfície não idealmente polida. Um material refletor difuso ideal se caracteriza pelo espalhamento da energia em todas as direções, com a mesma intensidade, independente do ângulo de visão do observador

Reflexão Especular: Superfícies lisas, como metal polido, apresentam pontos brilhosos, sob certos ângulos de visualização. Isso é resultado da reflexão especular, que consiste em refletir a maior parte da energia incidente em uma direção específica, ao contrário da reflexão especular onde a energia reflete igualmente em todas as direções.

 

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