O que é cor?
A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor que percebemos é resultado da combinação da energia de diferentes comprimentos de onda. A cor branca é mistura de radiação eletromagnética com igual energia em toda as faixas do espectro. Portanto, a cor fica definida por sua função de distribuição espectral.
Universos: físico → matemático → representação → codificação.
Luz → modelo espectral → representação tricromática → sistemas de cor.
Pigmento → modelo subtrativo → representação tetracromática → sistemas de cor.
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.
Sistema RGB
Número de amostras: Como o olho humano tem células fotossensíveis em 3 pontos distintos dos espectro, utilizam-se 3 amostras: uma em baixa freqüências (R), uma em média (G) e uma em alta (B) – Sistema RGB.
Após o olho fazer a amostragem, o espectro obtido é processado e enviado ao cérebro.
Sistema RGB, temos os objetos que emitem luz (monitores, televisão, lanternas, etc.) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz:
Vermelho + Azul + Verde = Branco.
Ausência de luz = Preto
Sistema CMYK
As cores tingem uma superfície (sem pigmentação) misturando-lhe as cores secundárias da luz (chamadas de primárias em artes), com o pigmento preto.
Ciano + Magenta + Amarelo + Preto
Ausência de pigmento = Branco