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Aplicações
Aplicações

A Computação Gráfica reúne um conjunto de técnicas que permitem a geração de
imagens a partir de modelos computacionais de objetos reais, objetos imaginários ou de
dados quaisquer coletados por equipamentos na natureza.

A aplicação de tais técnicas está difundida por várias áreas de aplicação, tais como:

1. CAD/CAM/CAE ("computer-aided design/manufacture/engineering" -
projeto/manufatura/engenharia auxiliada por computador),
2. animação e efeitos especiais (para publicidade e entretenimento),
3. apresentação gráfica de dados (economia, administração, estatística) e, mais
recente,
4. em visualização de dados tridimensionais produzidos por simulação ou coletados
por equipamentos diversos como, por exemplo, tomógrafos e satélites
meteorológicos.

O estudo de tais técnicas compreende:
1. processos de modelagem de objetos,
2. a representação de dados coletados de formas distintas,
3. a geração de imagens com graus variáveis de realismo, entre outros.

Costuma-se dividir a Computação Gráfica de acordo com a dimensão das entidades
tratadas.
1. Objetos bidimensionais
Objetos descritos num plano cartesiano, por exemplo, são tratados e visualizados com
processos diversos daqueles empregados na representação e visualização de objetos
tridimensionais.


2. Dados coletados ou gerados a partir de simulações
Por exemplo, levam ao emprego de outros processos de visualização.
Igualmente importante para a Computação Gráfica são os aspectos de interação
homem-máquina, uma vez que as técnicas de modelagem são fundamentalmente
interativas, o que provê uma forte interação com a área de Multimídia, Hipermídia e

Realidade Virtual.
Principais aplicações
1. Interface gráfica com o usuário (GUI)
A referência à interface gráfica abrange os dispositivos sócio-técnicos que garantem o
contato entre um aparelho eletrônico (computador) e o meio ambiente (homem-mundo).
As janelas, os ícones, os menus e os ponteiros são elementos das interfaces gráficas de
usuário. Os mesmos carregam significações subjetivas (modelos de interações) de cada
agente da interação (usuário e projetista da interface) e que se manifestam na imagem
externa da interface (parte aparente ao usuário).

2. Traçado interativo de gráficos e visualizações
Outro importantíssimo campo dentro da Computação Gráfica é a visualização de dados
através de gráficos. Ela consiste basicamente na geração de imagens a partir de um
conjunto de dados. Estes dados podem ser gerados por de forma interativa ou por
modelos que simule um fenômeno real como, por exemplo, o comportamento de
partículas durante uma reação química.

3. Editoração Eletrônica
Consiste na elaboração gráfica de publicações por computador, com a mesma qualidade
que o processo convencional. Com os programas de Editoração Eletrônica é possível,
antes de ter-se o material impresso por uma gráfica, obter uma idéia precisa de como
ficará o produto final. Com isto as alterações podem ser feitas com facilidade antes
mesmo da impressão do primeiro exemplar. O que, sem dúvidas, diminui os custos de
produção e aumenta a qualidade da publicação.

4. CAD - Computer Aided Design
Refere-se ao Projeto Assistido por Computador, consiste basicamente de sistemas
capazes de auxiliar um projetista(mecânico, elétrico, civil) a desenvolver suas idéias de
forma mais rápida. Os sistemas de CAD são normalmente entendidos como programas
capazes de fazer desenhos. De fato, são, em grande parte, isto pois com um CAD o
processo de criação e, principalmente, de alteração de desenhos fica muito facilitado.
Porém, CAD não é somente isto, um dos principais avanços que alguns destes sistemas
trazem em relação ao processo original de projeto é sua capacidade de fazer simulações.
Por exemplo, existem sistemas capazes de determinar o comportamento de uma laje de
concreto quando esta for submetida a um certo esforço, outros programas podem mostrar
como ficaria a iluminação de uma sala com a colocação de uma janela em uma certa
parede.

5. Realidade Virtual
Pode ser definida como uma técnica avançada de construção de interfaces
tridimensionais altamente interativas, usando dispositivos não convencionais de entrada e
saída.
Sua aplicação pode dar-se nas mais diversas áreas do conhecimento, utilizando ou
desenvolvendo as habilidades naturais dos usuários para executar operações, através de
acessos tridimensionais imersivos e multisensoriais a ambientes virtuais.
Essa área envolve conhecimentos sobre fundamentos de computação gráfica
tridimensional, plataformas computacionais de alto desempenho, dispositivos
multisensoriais de entrada e saída, softwares e linguagens para desenvolvimento de
aplicações de realidade virtual, modelagem e animação tridimensional, simulação em
tempo real, sistemas distribuídos, projeto de interfaces, desenvolvimento de software, e
análise de fatores humanos.
É interessante fazer uso de equipamentos de alto desempenho, dispositivos especiais e
softwares específicos para o desenvolvimento de ambientes virtuais e aplicações com
interfaces tridimensionais.

6. Simulação e animação
7. Arte
8. Controle/Visualização de processos
9. Cartografia